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quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O JOVEM E SUAS COMPRAS







O JOVEM E SUAS COMPRAS



Desvendado o engano contido na frase “você é o que tem”.



Pesquisa mostra que o jovem médio brasileiro se acha mais considerado pelo que adquire do que pelo que ele é.Os jovens brasileiros se interessam mais por compras do que os americanos. É o que diz a pesquisa Os Jovens e o Consumo Sustentável, feita por dois institutos especializados e divulgada pela Fundação Getúlio Vargas. O estudo trouxe revelações sobre como pensa a juventude na hora em que vai às compras, sua percepção da propaganda e dos impactos de suas próprias ações – dela, juventude – no meio ambiente e na sociedade.

A pesquisa foi elaborada a partir de um levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no ano 2000, em 24 países. Cerca de 70% dos jovens brasileiros entrevistados disseram que se interessam pelo tema compras. Entre os norte-americanos, país de elevado consumo, o percentual é menor: 33%.

Jovens brasileiros são também os que mais gostam de televisão e os que menos se interessam por política e sociedade.Outro dado destacado é o que mostra a baixa noção de interdependência das ações do jovem com o mundo em que vive.Quase 60% dos entrevistados disseram que suas ações não têm impacto no mundo; 44% opinaram que suas atitudes não influem nem na cidade onde moram; e 24% afirmaram que suas ações não causam impacto nenhum nem em suas próprias vidas. Conforme a pesquisa, a grande maioria dos jovens brasileiros (59%) acha que o seu trabalho não tem impacto na sociedade, quer dizer, o jovem não se perceberia como parte de um todo. E o consumo seria o principal elo de sua ligação com o meio em que vive. Finalmente, cerca de 50% disseram que pessoas dasua idade consomem demais.

Fonte P http://integracao.fgvsp.br/BancoPesquisa/pesquisas_



O consumo nosso de cada dia

Objetivos
•Refletir sobre o consumo, que faz parte de nosso cotidiano e sobrevivência, mas de outras esferas da vida também, como a política, por exemplo.
•Analisar o indivíduo como produtor do espaço em que vive rompendo formas de alienação.

Introdução

A falta de percepção de si, como produtor do espaço, gera uma forma de alienação que produz, na prática, um desinteresse muito grande por temas e ações relacionados com a sociedade, gerando pessoas distantes da vida social, preocupadas com futilidades e indiferentes ante o mundo.
Contexto no mundo do trabalho: A alienação se desenvolve também no mundo do trabalho, onde o trabalhador também não se vê como gerador dos produtos que cria no labor diário. Reproduz-se então a lógica da indiferença mediante o seu próprio produto.


1.Realize uma leitura individual do texto.

2.Escreva manifestando livremente sobre sua compreensão a partir da leitura.

3.Compare o interesse pelo ato de comprar nos Estados Unidos e no Brasil, compare ainda o potencial de consumo dos dois países.

4.Detectar na pesquisa qual é o nível de compreensão que o jovem tem de ser o mundo, a cidade em que mora e sua própria vida resultados de sua ação.

5.Debata o espaço em que vivemos é resultado de nossa ação, se as coisas que nos rodeiam têm origem no trabalho social e coletivo, empreendido pelos seres humanos.

6.Debata ainda o ser humano consumidor e o ser humano cidadão, diferenciando as duas formas e destacando a mais importante.

7.Trazer à discussão se o problema do desemprego, da destruição ambiental, do nosso voto nas eleições, da criminalidade, do menor abandonado, dentre outros (que podem e devem ser levantados), são problemas apenas das autoridades competentes ou uma preocupação de toda sociedade.

8.Registrar os resultados no caderno. Montar um painel com a síntese destas discussões, na forma de frases ou imagens (colagens).

Materiais indicados: Material publicitário com oferta de produtos (revistas e jornais); cartolina; canetas coloridas; cola e tesoura.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados:
a.Repensar a postura diante dos temas de interesse geral da sociedade.
b.Desenvolver atitude crítica diante das imposições do consumo, potencializadas pela propaganda em massa e pelo ideal de felicidade que a acompanha.
c.Refletir sobre o papel que desempenhamos na sociedade como produtores do espaço que vivemos e geradores das riquezas criadas.
Dicas:
O texto de Luciano do M. Ribas (http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/luciano.html) aborda a questão da alienação.

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