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sábado, 24 de janeiro de 2009

A TECNOLOGIA QUE REDUZ O MERCADO DE TRABALHO
Antes de analisarmos a fundo a questão dos empregos, é preciso ter uma base de como os avanços tecnológicos influíram até hoje na vida do homem. Em seu livro A Idade do Acesso, o americano Jeremy Rifkin dividiu a história dos meios de produção em três períodos (Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial). A expressão "Revolução Industrial" talvez seja um exagero no caso da terceira, pois atualmente essas grandes mudanças englobam muito mais do que a indústria. No caso da primeira e segunda, a expressão ainda se aplica, pois se tratava de épocas em que a sociedade e o progresso da humanidade giravam em torno de fábricas ou indústrias.

Primeira Revolução Industrial



Na Primeira Revolução Industrial, a energia movida a vapor foi usada para a extração de minério, na indústria têxtil e na fabricação de uma grande variedade de bens que anteriormente eram feitos a mão. O navio a vapor substituiu a escuna e a locomotiva a vapor substituiu os vagões puxados a cavalo, melhorando significativamente o processo de transporte de matéria-prima de produtos acabados. Substituindo, assim, muito do trabalho físico.

Segunda Revolução Industrial


A Segunda Revolução Industrial ocorre entre 1860 e a Primeira Guerra Mundial. O petróleo começou a competir com o carvão e a eletricidade foi efetivamente utilizada pela primeira vez, criando uma nova fonte de energia para operar motores, iluminar cidades e proporcionar comunicação instantânea entre as pessoas. A exemplo da revolução do vapor , o petróleo a eletricidade e as invenções que os acompanharam na Segunda Revolução Industrial continuaram a transferir a carga da atividade econômica do homem para a máquina.

Terceira Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial surgiu imediatamente após a Segunda Guerra Mundial e somente agora está começando a ter um impacto significativo no modo como a sociedade organiza sua atividade econômica. Robôs com controle numérico, computadores e softwares avançados estão invadindo a última esfera humana – os domínios da mente. Adequadamente programadas, essas novas "máquinas inteligentes" são capazes de realizar funções conceituais, gerenciais e administrativas e de coordenar o fluxo da produção, desde a extração da matéria-prima ao marketing e à distribuição do produto final e de serviços.

Extraído do site www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/ projetos/ fimdos-empregos/revolucoes.htm

Atividade: A revolução na indústria e na sociedade
Objetivos
• Levar o aluno a refletir sobre as características de cada período denominado de Revolução Industrial, as fontes de energia utilizadas e o papel do trabalho e das máquinas na produção de mercadorias.
Introdução
Conforme a evolução do capitalismo, as necessidades de produção de mercadorias foram sendo ampliadas, tanto pela geração de novos produtos, quanto pelo aperfeiçoamento dos existentes. Sendo assim, qual a importância das Revoluções Industriais nesse contexto? As Revoluções Industriais se resumiram à introdução de novas tecnologias no processo produtivo? As Revoluções Industriais proporcionaram não apenas uma nova e intensa forma de produzir mercadorias, mas também foram responsáveis por uma nova organização social e, por conseqüência, por uma nova forma de organização do espaço.
Contexto no mundo do trabalho: Com o advento da Primeira Revolução Industrial, a produção de mercadorias foi ampliada e grandes massas de trabalhadores foram contratadas com a finalidade de dar conta dessa necessidade, ao mesmo tempo, nas cidades, aglomeram-se grandes levas de trabalhadores rurais que abandonam o campo em busca do trabalho fabril.

1.Identifique a principal fonte de energia utilizada em cada uma das duas primeiras revoluções industriais. Apontar que a queima de carvão mineral é a principal fonte de vapor na Primeira Revolução Industrial.

2.Apontar quais foram os principais usos da energia elétrica na Segunda Revolução Industrial.

3.Descrever quais foram as duas principais transformações nos meios de transportes na Primeira Revolução Industrial.

4.Destacar o papel da mão e da máquina nas duas primeiras Revoluções Industriais.

5.Apontar o período em que a Segunda Revolução Industrial surgiu.

6.Apontar o período em que a Terceira Revolução Industrial surgiu.

7.Descrever as principais características da terceira Revolução Industrial.

8.Utilizar exemplos da atualidade que ilustrem e comprovem as características da Terceira Revolução Industrial descritas no texto.

9.Debater em sala de aula os efeitos destas novas tecnologias na organização da sociedade contemporânea e registrar uma síntese do debate no caderno na forma de tópicos.

Resultados esperados: Compreender que a maturação industrial atual é resultado de um processo histórico de muitos séculos. Possibilitar o entendimento das características próprias de cada momento histórico das Revoluções Industriais.

Mudanças climáticas

PROTOCOLO DE KYOTO

Em 1990, a Organização das Nações Unidas – ONU – iniciou um trabalho mundial visando à adoção de uma série de medidas para resolver o grave problema dos efeitos das mudanças climáticas no nosso planeta. Desde então, especialistas do mundo inteiro têm se reunido para debater o assunto e estabelecer um programa de redução de emissão de gases que aumentam o efeito estufa, principal responsável pelo desastre ecológico.

Numa reunião realizada na cidade japonesa de Kyoto, em 1997, cerca de 10 mil delegados, observadores e jornalistas do mundo todo participaram de um evento de alto nível onde foi aprovado um documento denominado Protocolo de Kyoto.

Essa reunião foi mais uma dentre outras já ocorridas desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992 (ECO 92).

O Protocolo de Kyoto é um instrumento para implementar a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Seu objetivo é que os países industrializados (com a exceção dos EUA, que se recusam a participar do acordo) reduzam (e controlem), entre 2008 e 2012, as emissões de gases que causam o efeito estufa em aproximadamente 5% abaixo dos níveis registrados em 1990. Importante ressaltar, no entanto, que os países assumiram diferentes metas percentuais dentro da meta global combinada. As partes do Protocolo de Kyoto poderão reduzir as suas emissões em nível doméstico e/ou terão a possibilidade de aproveitar os chamados “mecanismos flexíveis” (Comércio de Emissões, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Implementação Conjunta). Esses mecanismos servirão também para reduzir as metas de carbono absorvido nos chamados “sorvedouros”, tais como florestas e terras agrícolas. Os países que não conseguirem cumprir as suas metas estarão sujeitos a penalidades.

Os países terão de mostrar “progresso evidente” no cumprimento de suas metas até 2005. Considerando o tempo necessário para que a legislação passe a vigorar efetivamente, é importante que os governos atuem rapidamente para que o protocolo entre em vigor. O Protocolo de Kyoto não possui novos compromissos para os países em desenvolvimento além daqueles estabelecidos na Convenção sobre o Clima das Nações Unidas de 1992. Isso está de acordo com a Convenção, para a qual os países industrializados – os principais responsáveis pelas emissões que causam o aquecimento global – devem ser os primeiros a tomar medidas para controlar suas emissões.

Adaptado por Página Viva de textos de:
www.wwf.org.br/participe/minikioto_protocolo.htm
www.eduquenet.net/protokioto.htm


Atividade: Protocolo de Kyoto
Objetivos
• Analisar os significados do Protocolo de Kyoto para o meio ambiente no planeta.
• Discutir a posição de países ricos industrializados, como os EUA, e a de países em desenvolvimento como o Brasil.
Introdução
Você certamente já ouviu falar do Protocolo de Kyoto. Lembra da ECO 92, realizada no Rio de Janeiro em 1992? Pois bem, nas reuniões realizadas no Brasil e no Japão foram tomadas importantes medidas para o futuro do meio ambiente no planeta. Entretanto, nem todos os países, especialmente os mais industrializados, aceitam essas medidas. No jogo das relações políticas internacionais, aqueles que detêm o capital detêm o poder político, não é? Você concorda? O texto sobre o "Protocolo de Kyoto" nos permite discutir com os alunos a questão do meio ambiente e do futuro do planeta como uma questão política. Por isso é importante o nosso posicionamento como cidadãos!
Contexto no mundo do trabalho: Discussão e reflexão sobre a influência do protocolo de Kyoto no mundo do trabalho e as mudanças necessárias para a adoção de medidas para resolver as mudanças climáticas no mundo.

1. Leia o texto e situe a cidade de Kyoto no mapa-múndi ou no Mapa do Japão.

2. Discuta os significados das siglas procure no dicionário as palavras desconhecidas.
3. Escreva com as próprias palavras o principal objetivo do Protocolo..
4. Escolha uma das medidas propostas pelo documento. Descreva-a
5. Discuta a posição dos EUA e a do Brasil sobre o Protocolo de Kyoto.
6. Expresse sua opinião sobre as duas posições políticas, os interesses e as conseqüências.
7. Sugestão: Escreva uma carta coletiva ao Ministro(a) do Meio Ambiente, expressando a opinião do grupo. Exerça os seus direitos de cidadania.