Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O JOVEM E O ADOLESCENTE

O JOVEM E O ADOLESCENTE

Embora muitas vezes tidas como sinônimos, juventude e adolescência têm significados distintos, ainda que superpostos.


A Organização das Nações Unidas (ONU) define como jovens as pessoas entre 15 e 24 anos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) entende que a adolescência é um processo biológico, que vai dos 10 aos 19 anos de idade, abrangendo a pré-adolescência (10 a 14 anos) e a adolescência propriamente dita (15 a 19 anos). Já a juventude é considerada uma categoria sociológica que implica a preparação dos indivíduos para o exercício da vida adulta, abrangendo a faixa dos 15 aos 24 anos de idade. As diferenças entre adolescência e juventude, portanto, não se limitam à idade, mas aos conceitos, demonstrando processos de naturezas distintas.

Mais comum ainda do que falar da adolescência e da juventude como a mesma coisa é se referir indistintamente aos que vivem esses períodos como adolescentes ou jovens. Como se observa em reportagens, em conversas informais e até mesmo em textos teóricos. Também pode ser verificado nas definições encontradas no dicionário Aurélio, por exemplo (veja boxe).

Embora a juventude possa ser considerada uma categoria social que agrupa os que compartilham a mesma fase de vida, é preciso ficar atento à multiplicidade de experiências que se reúnem sob essa denominação. Será que podemos falar numa mesma experiência juvenil vivida por um jovem morador do sertão nordestino, e por um jovem que reside num grande centro
urbano? Certamente não.

A classe social, a condição étnica e de gênero, a presença ou não no mercado de trabalho e na escola, a moradia – urbano
ou rural – a situação familiar e a orientação religiosa são fatores que vão diferenciando internamente esse grupo que chamamos de juventude. Afinal, dois jovens negros, por exemplo, que possuam diferentes condições econômicas terão provavelmente experiências juvenis muito diferentes.

Por isso, ao falar das experiências de vida juvenis propriamente ditas, é preciso reconhecer uma multiplicidade – o que nos leva a falar de juventudes, no plural.

Extraído do livro Diálogos com o mundo juvenil / Ana Paula Corti e Raquel Souza / Ação educativa, 2005

SEGUNDO O MESTRE

Juventude - 1. Idade moça; mocidade, adolescência, Juventa. 2. a gente moça; mocidade. 3. fase do ciclo de um lago na qual este recebe mais água do que perde e por isso tem maior
duração.

Adolescência - 1. 0 período da vida humana que sucede à infância, começa com a puberdade, e se caracteriza por uma série de mudanças corporais e psicológicas (estende-se aproximadamente dos 12 aos 20 anos).

Jovem - 1. Que é moço, que está na idade juvenil; juvenil. 2. produzido ou criado pelos jovens, pela juventude. 3. diz-se do animal de tenra idade.

Adolescente - 1. Que está na adolescência. 2. Fig. Que está no começo, no início; que ainda não atingiu todo o vigor. 3. De pouco tempo; novo: "Plantei, com a minha mão ingênua e mansa, / Uma linda amendoeira adolescente". (Raul de Leoni, Luz Mediterrânea, p. 65). 4. Próprio do adolescente: "D. Camila prolongou, quanto pôde, os vestidos adolescentes da filha." (Machado de Assis, Histórias sem data, p. 122). 5. Pessoa que está na adolescência.

Extraído do site: http://www2.uol.com.br/aurelio

Atividade: O que os jovens e adolescentes pensam?

Objetivos
•Construir uma pesquisa com jovens e adolescentes sobre suas impressões do local em que vivem.
•Aprender a desenvolver as questões a partir de um objeto e objetivo da pesquisa. Tabular os dados e extrair suas conclusões.

Introdução

Os alunos devem, nesta atividade, realizar uma pesquisa de campo que implica a geração de materiais necessários para o seu desenvolvimento, bem como a análise dos dados coletados e a produção de relatório a partir de sua interpretação.
Contexto no mundo do trabalho: A prática da pesquisa para se obter uma determinada informação é uma competência importante na qualificação pessoal, em decorrência das múltiplas habilidades que ela envolve.


1.Diferenciar jovens de adolescentes, que serão os entrevistados.

2.Dividir a classe em grupos e propor a realização de uma pesquisa de campo para se obter um dado qualquer, a ser definido pelo grupo: algo que se relacione com o lugar em que o entrevistado more.

3.A partir disso, os grupos devem selecionar um tema a ser pesquisado. O tema pode ser a questão da segurança pública, das eleições, dos moradores do bairro, etc.

4.Propor a elaboração de um questionário a ser aplicado, contendo as informações de ordem pessoal e as de ordem opinativa do entrevistado. Sobre a identificação do entrevistado é preciso cuidado para não expô-lo a constrangimento, bem como não prejudicar as informações colhidas.

5.As pesquisas devem identificar a data em que a coleta de dados ocorreu, devem ser compostas por questões fechadas (pergunta e algumas opções de resposta), pois assim ficam mais fáceis de ser tabuladas, devem conter o nome do pesquisador e ainda o número de questionários a serem aplicados.

6.Uma vez aplicada é preciso tabular, organizar os dados obtidos e compor um quadro de respostas.

7.Gerar um sucinto relatório com o que os dados mostraram sobre as opiniões e o tema investigado.

8.Uma apresentação para a classe do relatório daria um importante fecho para a atividade.

Materiais indicados: Prancheta ou algum suporte semelhante para a pesquisa de campo.
Tempo sugerido: 4 horas

Resultados esperados:
a.Desenvolver a competência de criar uma pesquisa de campo.
b.Criar a habilidade do pesquisador.
c.Aprender a selecionar informações e extrair delas os resultados.
d.Desenvolver a capacidade de gerar uma síntese diante de dados coletados.

Nenhum comentário: