Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de dezembro de 2008



A partir dessas duas fotos faça um texto relacionado a globalização, usando as palavras próximo e distante.

Atividade: A ordem é consumir?

Objetivos

Contribuir para que o aluno perceba e entenda as nuances do consumismo exagerado, insistentemente preconizado pela mídia, e atente para a necessidade de se estabelecer um consumo solidário e igualitário.

Introdução

Estimular o consumo é uma estratégia fundamental para garantir a elevada lucratividade das empresas. O incentivo ao consumo, porém, não significa necessariamente acesso aos bens, ainda mais em uma sociedade em que uma parte expressiva da população não possui emprego, muitos dos que possuem recebem salários baixos, e outros se encontram no mercado informal de trabalho. A forma como nossa sociedade está organizada inviabiliza que o consumo seja acessível a todos igualmente. Como poucos dispõem de renda elevada, ele acaba se concentrando em pequenos extratos sociais, que consomem exageradamente. Perceber os simulacros do consumismo auxilia na compreensão crítica desse fenômeno social.


Observem as imagens e reflitam sobre as informações expostas.

Em grupos, selecionem, em revistas, jornais e outros impressos, figuras que caracterizem o incentivo ao consumo. Solicite que colem as figuras selecionadas em uma cartolina ou material similar.

Identifiquem o tipo de empresa que produziu cada um daqueles produtos. É uma empresa multinacional ou é brasileira? Algum aluno conhece a fábrica? Sabe onde fica?

Organize uma pesquisa para saber se alguma dessas empresas possui programas de responsabilidade social ou se há denúncias contra ela de práticas ilegais (trabalho infantil ou semelhante ao escravo, corrupção) ou antiéticas (negócios com fornecedores que usam práticas ilegais, concorrência desleal, falta de transparência).

Produzam um texto no qual exponham suas opiniões sobre quais seriam os bens necessários à vida atual e o que pensam ser um consumo solidário e fraterno.

Materiais indicados: cartolina, revistas, cola e tesoura.

Resultados esperados: Perceber os efeitos e as contradições do consumismo em nossa sociedade, bem como indicar a possibilidade de instituirmos um consumo solidário e democrático.

Dicas: Leia o poema Eu etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade.

RICOS E POBRES ESTÃO NA MODA DA GLOBALIZAÇÃO


Atividade: Ricos e pobres estão na moda da globalização?

Objetivo
• Refletir sobre a presença cotidiana da economia e da cultura globalizada na vida de ricos e pobres e na própria vida.


Introdução
A expansão do capitalismo no mundo nas últimas décadas tem sido chamada de globalização. Seus efeitos podem ser identificados na organização das empresas, na privatização da economia, na propagação da informática e das telecomunicações e nos objetos e costumes mais cotidianos que penetram tanto na vida de ricos, como na de pobres de todo o mundo. Se para aqueles que possuem alto poder aquisitivo, a tecnologia está presente no aparato tecnológico doméstico, na vida de pessoas de classe média, está no lápis importado, na introdução do fast-food, no desejo de consumo de um tênis, no celular pré-pago oferecido por multinacionais; entre os mais pobres está no custo de vida, que se eleva com as taxas de serviço de água, luz, gás e transporte privatizados e sem os antigos subsídios estatais. Assim, a proposta é identificar elementos da economia e da vida cultural globalizada que estão presentes na vida dos alunos.

1. Leia o texto, identificando as transformações que o autor indica como provocadas pela globalização.

2. Debata a questão: Quem não ouviu falar da globalização é afetado por ela ou não?

3. Faça um levantamento sobre a presença (ou não) da globalização na sua vida, considerando aspectos econômicos (uso de objetos produzidos por empresas globalizadas, empregadas nesse tipo de empresa, uso de serviços oferecidos por elas) e culturais (estilo de roupa, música, tipo de alimento, tipo de trabalho, valores de consumo, uso de equipamentos, programas de TV importados).

4. Identifique elementos da globalização que existem e a que eles não têm acesso.

5. Identifique ainda objetos, serviços e elementos culturais na sua vida que não são globalizados.

6. Debata se a globalização permite ou não a melhoria da qualidade de vida da maioria da população brasileira.

7. Montem cartazes mostrando elementos da globalização presentes na sua vida, aqueles a que não têm acesso e o que escapa da globalização.

Resultado esperado:
Elaborar cartazes que mostrem elementos da globalização presentes em sua vida, elementos a que eles não têm acesso e aqueles que escapam da globalização.





O QUE É GLOBALIZAÇÃO E COMO SOU AFETADO POR ELA

Atividade : O que é globalização e como sou afetado por ela

Objetivos
• Saber o que é globalização.
• Identificar os efeitos desse fenômeno sobre o trabalho e a vida de cada aluno.

Introdução

A globalização é um fenômeno produzido historicamente e tem estreita relação com o mundo do trabalho. Seus primeiros sinais puderam ser identificados, em alguns países, já no final dos anos 1960. O economista da USP Eduardo Gianetti da Fonseca afirma que a globalização é “a síntese das transformações radicais pelas quais vem passando a economia mundial desde o início dos anos 1980”. A partir dessa época, os efeitos do fenômeno já podem ser identificado sem praticamente todo o planeta. Fenômeno hoje universal e determinante nos diversos campos das relações humanas, seus efeitos sobre nossa vida diária não podem ser ignorados. Se por um lado ele diminui as distâncias entre os povos, facilitando o comércio e a circulação de mercadorias em suas múltiplas expressões, de outro aprofunda a distância entre ricos e pobres, gerando condições de vida cada vez mais inseguras. Você já reparou como esse fenômeno afeta a sua vida e as múltiplas expressões da vida humana?

1. O que você sabe sobre a globalização.

2. Leia o texto e identifique nele cinco características da globalização, registrando-as por escrito.

3. Em plenária, cada grupo apresentará o seu trabalho.

4. Organize uma definição da globalização seguindo este roteiro:

a) quando surgiu;

b) onde surgiu;

c) quais são suas características;

d) a quem ela beneficia;

e) quais são os seus efeitos nocivos.

Registre as respostas no seu caderno.

5. Cada aluno deve escrever um texto explicitando como a globalização afeta o seu trabalho e a vida cotidiana.

6. Exponha os trabalhos em forma de um jornal mural.