Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

LUZES NO MUNDO

LUZES MAL DISTRIBUÍDAS



O consumo de energia elétrica para iluminação no mundo não é igualmente distribuído pela superfície da Terra, como se pode observar pelo mapa acima*. Ao lado de concentração de consumo há espaços vazios significativos.

O continente africano, por exemplo, possui pontos de grande consumo no extremo norte e no extremo sul, além de pontos ao longo do litoral, mas seu interior, apesar de povoado, tem consumo reduzido. A região da Amazônia internacional, na América do Sul, possui pequeno contingente populacional apesar da imensidão da área, e, ao contrário, os Estados Unidos, o Canadá, a Europa e o Japão apresentam uma luminosidade muito grande. China e Índia também se destacam, mas não em proporção à grandeza de suas populações. Podemos afirmar que os países mais desenvolvidos do mundo são os que mais consomem energia elétrica para iluminação.

Extraído da revista Desafios do Desenvolvimento – Ano II, nº 11 – Junho de 2005. *O mapa em questão é uma montagem, pois o planeta Terra não permite captar imagem noturna, simultaneamente, em toda a sua superfície.

Área: Geografia

Atividade: A luz no mundo

Objetivos

•Identificar as áreas mais iluminadas no planeta Terra e mostrar que correspondem aos paí-ses mais ricos, portanto, os que mais consomem energia elétrica.

Introdução

Por que existem áreas no planeta Terra que aparecem mais iluminadas que outras? A distribuição da população pela superfície do planeta é uniforme? As atividades econômicas se distribuem regularmente entre os países? É possível distinguir as grandes concentrações urbanas na imagem?
Contexto no mundo do trabalho: As áreas do planeta que mais consomem energia elétrica são também aquelas onde a atividade econômica é mais intensa e, portanto, a presença de trabalhadores é maior. São locais onde a concentração de trabalho e de produção tornam mais intensa a geração de riquezas.

1.Promova uma leitura inicial da imagem sem nenhuma orientação, apenas observando.

2.reproduza os contornos do mapa-múndi numa folha de sulfite e identifique nesse mapa a posição dos continentes.

3.Faça uma leitura conjunta do texto que acompanha a imagem.

4.Transporte para o mapa elaborado os pontos ou áreas onde ocorre maior iluminação.

5.Por que o Hemisfério Norte aparece com a maior densidade de iluminação e identifique as parcelas do globo com as maiores parcelas não iluminadas.

6.Relacione o maior consumo de energia elétrica aos países mais desenvolvidos e as partes menos iluminadas aos vazios de ocupação humana.

Materiais indicados: folhas de sulfite; atlas ou qualquer livro que contenha um mapamúndi; mapa-múndi político;

Resultados esperados:

•Desenvolver habilidades motoras na confecção de mapas e habilidades cognitivas para sua leitura.

•Desenvolver a noção de localização.
•Compreender a distribuição das terras e águas no planeta Terra.
•Compreender a diversidade da ocupação humana pela superfície da Terra, através do consumo de energia elétrica.
Dicas: site – IBGE (www.ibge.gov.br): dados sobre a distribuição da população no mundo, além de mapas que mostram as densidades populacionais. Dados sobre a produção de riqueza (PIB) nos países podem também ser relacionados à imagem.

Nenhum comentário: