Total de visualizações de página

sábado, 24 de janeiro de 2009

A TECNOLOGIA QUE REDUZ O MERCADO DE TRABALHO
Antes de analisarmos a fundo a questão dos empregos, é preciso ter uma base de como os avanços tecnológicos influíram até hoje na vida do homem. Em seu livro A Idade do Acesso, o americano Jeremy Rifkin dividiu a história dos meios de produção em três períodos (Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial). A expressão "Revolução Industrial" talvez seja um exagero no caso da terceira, pois atualmente essas grandes mudanças englobam muito mais do que a indústria. No caso da primeira e segunda, a expressão ainda se aplica, pois se tratava de épocas em que a sociedade e o progresso da humanidade giravam em torno de fábricas ou indústrias.

Primeira Revolução Industrial



Na Primeira Revolução Industrial, a energia movida a vapor foi usada para a extração de minério, na indústria têxtil e na fabricação de uma grande variedade de bens que anteriormente eram feitos a mão. O navio a vapor substituiu a escuna e a locomotiva a vapor substituiu os vagões puxados a cavalo, melhorando significativamente o processo de transporte de matéria-prima de produtos acabados. Substituindo, assim, muito do trabalho físico.

Segunda Revolução Industrial


A Segunda Revolução Industrial ocorre entre 1860 e a Primeira Guerra Mundial. O petróleo começou a competir com o carvão e a eletricidade foi efetivamente utilizada pela primeira vez, criando uma nova fonte de energia para operar motores, iluminar cidades e proporcionar comunicação instantânea entre as pessoas. A exemplo da revolução do vapor , o petróleo a eletricidade e as invenções que os acompanharam na Segunda Revolução Industrial continuaram a transferir a carga da atividade econômica do homem para a máquina.

Terceira Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial surgiu imediatamente após a Segunda Guerra Mundial e somente agora está começando a ter um impacto significativo no modo como a sociedade organiza sua atividade econômica. Robôs com controle numérico, computadores e softwares avançados estão invadindo a última esfera humana – os domínios da mente. Adequadamente programadas, essas novas "máquinas inteligentes" são capazes de realizar funções conceituais, gerenciais e administrativas e de coordenar o fluxo da produção, desde a extração da matéria-prima ao marketing e à distribuição do produto final e de serviços.

Extraído do site www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/ projetos/ fimdos-empregos/revolucoes.htm

Atividade: A revolução na indústria e na sociedade
Objetivos
• Levar o aluno a refletir sobre as características de cada período denominado de Revolução Industrial, as fontes de energia utilizadas e o papel do trabalho e das máquinas na produção de mercadorias.
Introdução
Conforme a evolução do capitalismo, as necessidades de produção de mercadorias foram sendo ampliadas, tanto pela geração de novos produtos, quanto pelo aperfeiçoamento dos existentes. Sendo assim, qual a importância das Revoluções Industriais nesse contexto? As Revoluções Industriais se resumiram à introdução de novas tecnologias no processo produtivo? As Revoluções Industriais proporcionaram não apenas uma nova e intensa forma de produzir mercadorias, mas também foram responsáveis por uma nova organização social e, por conseqüência, por uma nova forma de organização do espaço.
Contexto no mundo do trabalho: Com o advento da Primeira Revolução Industrial, a produção de mercadorias foi ampliada e grandes massas de trabalhadores foram contratadas com a finalidade de dar conta dessa necessidade, ao mesmo tempo, nas cidades, aglomeram-se grandes levas de trabalhadores rurais que abandonam o campo em busca do trabalho fabril.

1.Identifique a principal fonte de energia utilizada em cada uma das duas primeiras revoluções industriais. Apontar que a queima de carvão mineral é a principal fonte de vapor na Primeira Revolução Industrial.

2.Apontar quais foram os principais usos da energia elétrica na Segunda Revolução Industrial.

3.Descrever quais foram as duas principais transformações nos meios de transportes na Primeira Revolução Industrial.

4.Destacar o papel da mão e da máquina nas duas primeiras Revoluções Industriais.

5.Apontar o período em que a Segunda Revolução Industrial surgiu.

6.Apontar o período em que a Terceira Revolução Industrial surgiu.

7.Descrever as principais características da terceira Revolução Industrial.

8.Utilizar exemplos da atualidade que ilustrem e comprovem as características da Terceira Revolução Industrial descritas no texto.

9.Debater em sala de aula os efeitos destas novas tecnologias na organização da sociedade contemporânea e registrar uma síntese do debate no caderno na forma de tópicos.

Resultados esperados: Compreender que a maturação industrial atual é resultado de um processo histórico de muitos séculos. Possibilitar o entendimento das características próprias de cada momento histórico das Revoluções Industriais.

Nenhum comentário: