Total de visualizações de página

sábado, 24 de janeiro de 2009

Mudanças climáticas

PROTOCOLO DE KYOTO

Em 1990, a Organização das Nações Unidas – ONU – iniciou um trabalho mundial visando à adoção de uma série de medidas para resolver o grave problema dos efeitos das mudanças climáticas no nosso planeta. Desde então, especialistas do mundo inteiro têm se reunido para debater o assunto e estabelecer um programa de redução de emissão de gases que aumentam o efeito estufa, principal responsável pelo desastre ecológico.

Numa reunião realizada na cidade japonesa de Kyoto, em 1997, cerca de 10 mil delegados, observadores e jornalistas do mundo todo participaram de um evento de alto nível onde foi aprovado um documento denominado Protocolo de Kyoto.

Essa reunião foi mais uma dentre outras já ocorridas desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992 (ECO 92).

O Protocolo de Kyoto é um instrumento para implementar a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Seu objetivo é que os países industrializados (com a exceção dos EUA, que se recusam a participar do acordo) reduzam (e controlem), entre 2008 e 2012, as emissões de gases que causam o efeito estufa em aproximadamente 5% abaixo dos níveis registrados em 1990. Importante ressaltar, no entanto, que os países assumiram diferentes metas percentuais dentro da meta global combinada. As partes do Protocolo de Kyoto poderão reduzir as suas emissões em nível doméstico e/ou terão a possibilidade de aproveitar os chamados “mecanismos flexíveis” (Comércio de Emissões, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Implementação Conjunta). Esses mecanismos servirão também para reduzir as metas de carbono absorvido nos chamados “sorvedouros”, tais como florestas e terras agrícolas. Os países que não conseguirem cumprir as suas metas estarão sujeitos a penalidades.

Os países terão de mostrar “progresso evidente” no cumprimento de suas metas até 2005. Considerando o tempo necessário para que a legislação passe a vigorar efetivamente, é importante que os governos atuem rapidamente para que o protocolo entre em vigor. O Protocolo de Kyoto não possui novos compromissos para os países em desenvolvimento além daqueles estabelecidos na Convenção sobre o Clima das Nações Unidas de 1992. Isso está de acordo com a Convenção, para a qual os países industrializados – os principais responsáveis pelas emissões que causam o aquecimento global – devem ser os primeiros a tomar medidas para controlar suas emissões.

Adaptado por Página Viva de textos de:
www.wwf.org.br/participe/minikioto_protocolo.htm
www.eduquenet.net/protokioto.htm


Atividade: Protocolo de Kyoto
Objetivos
• Analisar os significados do Protocolo de Kyoto para o meio ambiente no planeta.
• Discutir a posição de países ricos industrializados, como os EUA, e a de países em desenvolvimento como o Brasil.
Introdução
Você certamente já ouviu falar do Protocolo de Kyoto. Lembra da ECO 92, realizada no Rio de Janeiro em 1992? Pois bem, nas reuniões realizadas no Brasil e no Japão foram tomadas importantes medidas para o futuro do meio ambiente no planeta. Entretanto, nem todos os países, especialmente os mais industrializados, aceitam essas medidas. No jogo das relações políticas internacionais, aqueles que detêm o capital detêm o poder político, não é? Você concorda? O texto sobre o "Protocolo de Kyoto" nos permite discutir com os alunos a questão do meio ambiente e do futuro do planeta como uma questão política. Por isso é importante o nosso posicionamento como cidadãos!
Contexto no mundo do trabalho: Discussão e reflexão sobre a influência do protocolo de Kyoto no mundo do trabalho e as mudanças necessárias para a adoção de medidas para resolver as mudanças climáticas no mundo.

1. Leia o texto e situe a cidade de Kyoto no mapa-múndi ou no Mapa do Japão.

2. Discuta os significados das siglas procure no dicionário as palavras desconhecidas.
3. Escreva com as próprias palavras o principal objetivo do Protocolo..
4. Escolha uma das medidas propostas pelo documento. Descreva-a
5. Discuta a posição dos EUA e a do Brasil sobre o Protocolo de Kyoto.
6. Expresse sua opinião sobre as duas posições políticas, os interesses e as conseqüências.
7. Sugestão: Escreva uma carta coletiva ao Ministro(a) do Meio Ambiente, expressando a opinião do grupo. Exerça os seus direitos de cidadania.

Nenhum comentário: