Total de visualizações de página

domingo, 25 de agosto de 2013

TIPOS DE FOGÕES SOLARES
Existem tres tipos de fogões solares: painel, caixa e parabólico.
Painel:
São os mais fáceis de serem construidos, com menor investimento de tempo e dinheiro. Normalmente feitos de painéis de papelão, que pode ser reciclado de caixas de papelão usadas, com revestimento de superiície reflexiva, como papel alumínio, filmes de poliester metalizado, folhas de aluminio polido. Os painéis são dobrados de modo a concentrar o foco onde será colocada a panela para cocção. Este tipo de fogão apresenta menor rendimento, temperaturas de até 100 graus centigrados ou pouco mais (é possivel cozinhar nestas temperaturas). O tempo de cozimento é maior. Para maior rendimento a panela deve ser revestida de saco plástico para fornos (300 graus) ou recepiente de vidro transparente.
Existem muitos modelos disponiveis na internet, o mais famoso é o Cookit, funcional, mas com maior gasto de material. Outros modelos surgiram após, com maior eficiencia e menor gasto de material, como o Fun Panel, Sunny, funil, Windshield shade (feito com shade automotivo), Educooker, etc.. Aconselho fortemente o modelo Fun Panel, segunda versão, dimensões otimizadas, com superficie reflexiva de poliester metalizado de alto indice. Este fogão pode fornecido em kit a preços acessíveis. Clique nas fotos para os links de construção.
CookitFun Panel
SunnyShade
Caixa:
São fogões feitos de caixa (papelão, madeira, plástico), com tampa de vidro para efeito estufa (ou enclausuramento em vidro). Possuem abas ou refletores laterais que concentram a energia térmica solar dentro da caixa. Possuem rendimento maior que os fogões de painel. Permitem temperaturas superiores a 100 graus, servindo para panificação. A construção é mais onerosa, demandando maior tempo. Este tipo de fogão necessita de certo direcionamento de acordo com o movimento da Terra, de modo a concentrar a energia solar dentro da caixa.
Heavens FlameMinimun Stove
All SeasonsLow Cost
Dos modelos acima, eu recomendo fortemente o modelo All Seasons (Todas Estações), é um projeto que pode ser feito em papelão, podendo ser usado em todas as estações do ano, com ajuste de inclinação das abas e mudança de base (verão/inverno). Aconselho melhorias no projeto, como fazer revestimento térmico da caixa em isopor e papelão, e tampa de vidro. Este projeto esta disponivel em kit, preços acessíveis (lançamento).
Parabólicos
Sem dúvida, são os fogões de melhor rendimento que existe. São de formato parabólico, com foco convergente. Permitem altas temperaturas (superiores a 300 graus centigrados), com menores tempo de cozimento. São direcionais, necessitando reajuste de angulo da parabula a cada 15-20 minutos. Permitem cozinhar, fritar, assar, com rendimento igual ou superior a energia térmica da chama de um fogão a gás convencional. Podem ser construidos com diversos materiais: fibra de vidro, plástico moldado, papelão, alumínio polido em estrutura de apoio, etc. São mais caros e de construção mais dificil.
DatsRobertson
Eng Elmo DutraSK-14

https://www.youtube.com/watch?v=YbWl_ZHKoIU

Nenhum comentário: