Total de visualizações de página

domingo, 25 de agosto de 2013

Como fazer luminária solar

Gardel Silveira | Publicada em: 20/04/2010 | Voltar para dicas
Feita com garrafa pet. Sugerimos garrafas de coca-cola para aproveitar a cintura encolhida. As garrafas ficam cheias de água para refletir a luz do sol com um prisma, iluminando 360 graus. É mais eficiente e barato que uma telha transparente que no caso apenas direciona a luz conforme a posição do sol.
Para fazer uma luminária em telha de barro tipo francesa como aparece no site do Curupira, siga as instruções a seguir.
Você vai precisar dos seguintes materiais:
  • Telha
  • Garrafa pet de preferência de coca-cola, pois a cintura dela ajuda a fixá-la na telha
  • Durepoxi ou equivalente
  • Martelo pequeno
  • Grosa
  • Furadeira
  • Lápis
  • Papelão

1- Primeiramente vamos precisar do diâmetro da cintura da garrafa que pode ser de 2 litros ou de 1,5 litros. Para fazer esta medição pode seguir dois caminhos:
a) Tire a medida do perímetro da circunferência da cintura da garrafa e a partir daí faça o cálculo para achar o diâmetro.
b) Fure de um ponto ao outro bem na altura da cintura da garrafa, enfie um palito e tire a medida da distância entre os dois furos da garrafa (veja bem, esta garrafa terá que ser descartada por causa dos furos), ai então terá o diâmetro.
2 – Com este diâmetro faça um circulo perfeito no papelão. Este circulo será o gabarito para desenhar na telha.
3 – Faça o desenho do círculo na parte central da telha.
4 – Use uma furadeira para cortar a telha. Vá furando na parte de dentro (interna) do círculo (não ultrapasse a linha), seguindo todo o desenho da circunferência.
5 – Quando perceber que há uma grande quantidade de furos tente quebrar a parte interna com um martelinho pequeno. Vá batendo até soltar toda a circunferência interna. Pode acontecer de quebrar a telha e ter que começar novamente. Isto vai depender muito da habilidade de quem está fazendo e da qualidade da telha.
6 – Logo irá perceber que o círculo ficou todo dentado, é hora de usar a grosa para fazer o acabamento. Passe a grosa até perceber que o circulo ficou perfeito (não esqueça de não ultrapassar a linha desenhada).
7 – Pegue a garrafa pet e enfie de baixo para cima na telha, para que a parte da tampa fique exposta ao sol e a base na parte interna da cobertura. Terá que forçar um pouco a garrafa, pois ela terá que passar por uma circunferência menor que a sua.
8 – Após passar a garrafa, encha ela de água até o gargalo e a coloque junto com a telha no local definitivo.
9 – Passe durepoxi na parte superior da garrafa, entre a garrafa e a telha, lacrando bem o local.
10 – Com o tempo poderá haver um ressecamento do durepoxi, facilitando assim a passagem de água da chuva. Neste caso sugerimos que pintem o durepoxi com uma tinta que filtre os raios solares. Pode haver outros produtos para fazer a colagem da telha na garrafa que não ressequem com o tempo, é questão de pesquisar e fazer a experiência.
Este fenômeno de passagem da luz solar pela água da garrafa chama-se refração, onde a luz incide em uma direção na parte superior da garrafa e expande-se em todas as direções na parte inferior da garrafa, ficando semelhante a uma lâmpada, está ai sua eficiência e a diferença de uma telha transparente comum.
- See more at: http://www.portalpaisagismo.com.br/dicas/16/Como_fazer_lumin%C3%A1ria_solar.html#sthash.3DRNSrke.dpuf

Nenhum comentário: