Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de dezembro de 2008



A partir dessas duas fotos faça um texto relacionado a globalização, usando as palavras próximo e distante.

Atividade: A ordem é consumir?

Objetivos

Contribuir para que o aluno perceba e entenda as nuances do consumismo exagerado, insistentemente preconizado pela mídia, e atente para a necessidade de se estabelecer um consumo solidário e igualitário.

Introdução

Estimular o consumo é uma estratégia fundamental para garantir a elevada lucratividade das empresas. O incentivo ao consumo, porém, não significa necessariamente acesso aos bens, ainda mais em uma sociedade em que uma parte expressiva da população não possui emprego, muitos dos que possuem recebem salários baixos, e outros se encontram no mercado informal de trabalho. A forma como nossa sociedade está organizada inviabiliza que o consumo seja acessível a todos igualmente. Como poucos dispõem de renda elevada, ele acaba se concentrando em pequenos extratos sociais, que consomem exageradamente. Perceber os simulacros do consumismo auxilia na compreensão crítica desse fenômeno social.


Observem as imagens e reflitam sobre as informações expostas.

Em grupos, selecionem, em revistas, jornais e outros impressos, figuras que caracterizem o incentivo ao consumo. Solicite que colem as figuras selecionadas em uma cartolina ou material similar.

Identifiquem o tipo de empresa que produziu cada um daqueles produtos. É uma empresa multinacional ou é brasileira? Algum aluno conhece a fábrica? Sabe onde fica?

Organize uma pesquisa para saber se alguma dessas empresas possui programas de responsabilidade social ou se há denúncias contra ela de práticas ilegais (trabalho infantil ou semelhante ao escravo, corrupção) ou antiéticas (negócios com fornecedores que usam práticas ilegais, concorrência desleal, falta de transparência).

Produzam um texto no qual exponham suas opiniões sobre quais seriam os bens necessários à vida atual e o que pensam ser um consumo solidário e fraterno.

Materiais indicados: cartolina, revistas, cola e tesoura.

Resultados esperados: Perceber os efeitos e as contradições do consumismo em nossa sociedade, bem como indicar a possibilidade de instituirmos um consumo solidário e democrático.

Dicas: Leia o poema Eu etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade.

Nenhum comentário: