Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

RICOS E POBRES ESTÃO NA MODA DA GLOBALIZAÇÃO


Atividade: Ricos e pobres estão na moda da globalização?

Objetivo
• Refletir sobre a presença cotidiana da economia e da cultura globalizada na vida de ricos e pobres e na própria vida.


Introdução
A expansão do capitalismo no mundo nas últimas décadas tem sido chamada de globalização. Seus efeitos podem ser identificados na organização das empresas, na privatização da economia, na propagação da informática e das telecomunicações e nos objetos e costumes mais cotidianos que penetram tanto na vida de ricos, como na de pobres de todo o mundo. Se para aqueles que possuem alto poder aquisitivo, a tecnologia está presente no aparato tecnológico doméstico, na vida de pessoas de classe média, está no lápis importado, na introdução do fast-food, no desejo de consumo de um tênis, no celular pré-pago oferecido por multinacionais; entre os mais pobres está no custo de vida, que se eleva com as taxas de serviço de água, luz, gás e transporte privatizados e sem os antigos subsídios estatais. Assim, a proposta é identificar elementos da economia e da vida cultural globalizada que estão presentes na vida dos alunos.

1. Leia o texto, identificando as transformações que o autor indica como provocadas pela globalização.

2. Debata a questão: Quem não ouviu falar da globalização é afetado por ela ou não?

3. Faça um levantamento sobre a presença (ou não) da globalização na sua vida, considerando aspectos econômicos (uso de objetos produzidos por empresas globalizadas, empregadas nesse tipo de empresa, uso de serviços oferecidos por elas) e culturais (estilo de roupa, música, tipo de alimento, tipo de trabalho, valores de consumo, uso de equipamentos, programas de TV importados).

4. Identifique elementos da globalização que existem e a que eles não têm acesso.

5. Identifique ainda objetos, serviços e elementos culturais na sua vida que não são globalizados.

6. Debata se a globalização permite ou não a melhoria da qualidade de vida da maioria da população brasileira.

7. Montem cartazes mostrando elementos da globalização presentes na sua vida, aqueles a que não têm acesso e o que escapa da globalização.

Resultado esperado:
Elaborar cartazes que mostrem elementos da globalização presentes em sua vida, elementos a que eles não têm acesso e aqueles que escapam da globalização.





Nenhum comentário: