Total de visualizações de página

domingo, 25 de agosto de 2013

TIPOS DE FOGÕES SOLARES
Existem tres tipos de fogões solares: painel, caixa e parabólico.
Painel:
São os mais fáceis de serem construidos, com menor investimento de tempo e dinheiro. Normalmente feitos de painéis de papelão, que pode ser reciclado de caixas de papelão usadas, com revestimento de superiície reflexiva, como papel alumínio, filmes de poliester metalizado, folhas de aluminio polido. Os painéis são dobrados de modo a concentrar o foco onde será colocada a panela para cocção. Este tipo de fogão apresenta menor rendimento, temperaturas de até 100 graus centigrados ou pouco mais (é possivel cozinhar nestas temperaturas). O tempo de cozimento é maior. Para maior rendimento a panela deve ser revestida de saco plástico para fornos (300 graus) ou recepiente de vidro transparente.
Existem muitos modelos disponiveis na internet, o mais famoso é o Cookit, funcional, mas com maior gasto de material. Outros modelos surgiram após, com maior eficiencia e menor gasto de material, como o Fun Panel, Sunny, funil, Windshield shade (feito com shade automotivo), Educooker, etc.. Aconselho fortemente o modelo Fun Panel, segunda versão, dimensões otimizadas, com superficie reflexiva de poliester metalizado de alto indice. Este fogão pode fornecido em kit a preços acessíveis. Clique nas fotos para os links de construção.
CookitFun Panel
SunnyShade
Caixa:
São fogões feitos de caixa (papelão, madeira, plástico), com tampa de vidro para efeito estufa (ou enclausuramento em vidro). Possuem abas ou refletores laterais que concentram a energia térmica solar dentro da caixa. Possuem rendimento maior que os fogões de painel. Permitem temperaturas superiores a 100 graus, servindo para panificação. A construção é mais onerosa, demandando maior tempo. Este tipo de fogão necessita de certo direcionamento de acordo com o movimento da Terra, de modo a concentrar a energia solar dentro da caixa.
Heavens FlameMinimun Stove
All SeasonsLow Cost
Dos modelos acima, eu recomendo fortemente o modelo All Seasons (Todas Estações), é um projeto que pode ser feito em papelão, podendo ser usado em todas as estações do ano, com ajuste de inclinação das abas e mudança de base (verão/inverno). Aconselho melhorias no projeto, como fazer revestimento térmico da caixa em isopor e papelão, e tampa de vidro. Este projeto esta disponivel em kit, preços acessíveis (lançamento).
Parabólicos
Sem dúvida, são os fogões de melhor rendimento que existe. São de formato parabólico, com foco convergente. Permitem altas temperaturas (superiores a 300 graus centigrados), com menores tempo de cozimento. São direcionais, necessitando reajuste de angulo da parabula a cada 15-20 minutos. Permitem cozinhar, fritar, assar, com rendimento igual ou superior a energia térmica da chama de um fogão a gás convencional. Podem ser construidos com diversos materiais: fibra de vidro, plástico moldado, papelão, alumínio polido em estrutura de apoio, etc. São mais caros e de construção mais dificil.
DatsRobertson
Eng Elmo DutraSK-14

https://www.youtube.com/watch?v=YbWl_ZHKoIU
Como fazer luminária solar

Gardel Silveira | Publicada em: 20/04/2010 | Voltar para dicas
Feita com garrafa pet. Sugerimos garrafas de coca-cola para aproveitar a cintura encolhida. As garrafas ficam cheias de água para refletir a luz do sol com um prisma, iluminando 360 graus. É mais eficiente e barato que uma telha transparente que no caso apenas direciona a luz conforme a posição do sol.
Para fazer uma luminária em telha de barro tipo francesa como aparece no site do Curupira, siga as instruções a seguir.
Você vai precisar dos seguintes materiais:
  • Telha
  • Garrafa pet de preferência de coca-cola, pois a cintura dela ajuda a fixá-la na telha
  • Durepoxi ou equivalente
  • Martelo pequeno
  • Grosa
  • Furadeira
  • Lápis
  • Papelão

1- Primeiramente vamos precisar do diâmetro da cintura da garrafa que pode ser de 2 litros ou de 1,5 litros. Para fazer esta medição pode seguir dois caminhos:
a) Tire a medida do perímetro da circunferência da cintura da garrafa e a partir daí faça o cálculo para achar o diâmetro.
b) Fure de um ponto ao outro bem na altura da cintura da garrafa, enfie um palito e tire a medida da distância entre os dois furos da garrafa (veja bem, esta garrafa terá que ser descartada por causa dos furos), ai então terá o diâmetro.
2 – Com este diâmetro faça um circulo perfeito no papelão. Este circulo será o gabarito para desenhar na telha.
3 – Faça o desenho do círculo na parte central da telha.
4 – Use uma furadeira para cortar a telha. Vá furando na parte de dentro (interna) do círculo (não ultrapasse a linha), seguindo todo o desenho da circunferência.
5 – Quando perceber que há uma grande quantidade de furos tente quebrar a parte interna com um martelinho pequeno. Vá batendo até soltar toda a circunferência interna. Pode acontecer de quebrar a telha e ter que começar novamente. Isto vai depender muito da habilidade de quem está fazendo e da qualidade da telha.
6 – Logo irá perceber que o círculo ficou todo dentado, é hora de usar a grosa para fazer o acabamento. Passe a grosa até perceber que o circulo ficou perfeito (não esqueça de não ultrapassar a linha desenhada).
7 – Pegue a garrafa pet e enfie de baixo para cima na telha, para que a parte da tampa fique exposta ao sol e a base na parte interna da cobertura. Terá que forçar um pouco a garrafa, pois ela terá que passar por uma circunferência menor que a sua.
8 – Após passar a garrafa, encha ela de água até o gargalo e a coloque junto com a telha no local definitivo.
9 – Passe durepoxi na parte superior da garrafa, entre a garrafa e a telha, lacrando bem o local.
10 – Com o tempo poderá haver um ressecamento do durepoxi, facilitando assim a passagem de água da chuva. Neste caso sugerimos que pintem o durepoxi com uma tinta que filtre os raios solares. Pode haver outros produtos para fazer a colagem da telha na garrafa que não ressequem com o tempo, é questão de pesquisar e fazer a experiência.
Este fenômeno de passagem da luz solar pela água da garrafa chama-se refração, onde a luz incide em uma direção na parte superior da garrafa e expande-se em todas as direções na parte inferior da garrafa, ficando semelhante a uma lâmpada, está ai sua eficiência e a diferença de uma telha transparente comum.
- See more at: http://www.portalpaisagismo.com.br/dicas/16/Como_fazer_lumin%C3%A1ria_solar.html#sthash.3DRNSrke.dpuf

confecção do aquecedor solar de garrafas pet


 Você vai precisar de :

 .-  Tubo PVC 4 polegadas - 29 cm
 .-  30 caixas de leite - 23cm
 .- Estilete
 .- Tesoura
 .- Cola para PVC
 .- Fita isolante preta
 .- 30 garrafa PET (coca-cola) lavadas-cortadas com 29 cm
 .- Tinata acrílica preta fosca
 .- 12 tubos PVC 1/2 polegada com 8 cm de comprimento cada
 .- 5 tubos de PVC 1/2 polegada com 1,05 m de comprimento cada
 .- 10 conexões T  de 1/2 polegada

   MODO DE FAZER:
.1- Lave as garrafas e caixas de leite
.2- Introduza as garrafas no tubo  PVC de 29 cm e tire o fundo da garrafa com o estilete - faça isso com todas as garrafas

.3- Retire as bordas das caixas de leite deixando-as com 23 cm de comprimento

.4- Dobre as laterais das caixas e em cada uma delas faça um corte de 7 cm no seu lado inferior

.5- Pinte todas as caixas de leite e todos os canos PVC com tinta preta fosca e aguarde a secagem

.6- Dobre os cantos superiores das caixinhas

.7- Cole 6 distanciadores intercalados com 5 conexões em T - faça isso 2 vezes,uma para a parte superior e outra para a parte inferior do aquecedor

.8- Encaixe 5 garrafas em cada um dos tubos, com uma caixinha dentro de cada garafa - a parte preta para cima
.9- Encaixe os tubos nas conexões T,completando a montagem do aquecedor
.10- Para terminar,prenda as garrafas com fita isolante preta para que não "virem" no tubo

Nas próximas postagens os alunos do 2°ano do Ensino Médio nos darão as informações técnicas e o procedimento de como fazer a instalação do nosso aquecedor solar.

TEXTO E DIGITAÇÃO: aluna Bruna Coutinho Borges Chiaradia
Revisão: Professora Giovana